DESAFIOS DA DOCÊNCIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Palavras-chave:
Inclusão, Desafios, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)Resumo
O presente artigo teve por objetivo geral investigar na literatura os desafios da docência no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos: elencar os desafios da docência, mais citados na literatura sobre inclusão; investigar sobre a capacitação docente em relação ao autismo; elaborar um quadro comparativo relativo aos desafios mais frequentes na literatura consultada. A temática da inclusão vem se intensificando nos últimos anos, com inquietações e discussões sobre a educação inclusiva, e essas discussões têm ocorrido com relação aos desafios encontrados e com a finalidade de que todas as escolas tenham um sistema inclusivo, na busca pela promoção de igualdade social. Tem-se como metodologia uma abordagem de pesquisa do tipo básica de natureza qualitativa, baseada em levantamento bibliográfico. O problema de pesquisa que disparou a investigação foi: Quais os desafios da docência no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental? Para fundamentar a discussão foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática nos portais Scielo e Google Acadêmico, buscando artigos científicos utilizando as seguintes palavras-chave combinadas: inclusão, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e desafios. O recorte temporal definido foi de 2015, ano em que foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) a 2023. Por fim foi realizado um levantamento com os dados analisados, destacando em um quadro, os maiores desafios encontrados, sendo eles relacionados às peculiaridades do estudante com TEA, dificuldades pedagógicas e ainda desafios relacionados a questões da estrutura da escola e contato com a família do estudante.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.