DA BRINCADEIRA À ESCRITA: PENSANDO A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
O artigo é uma síntese da pesquisa de doutorado em andamento que tem como objetivo apresentar uma prática de alfabetização que seja específica aos pequenos. Assim, nos colocamos o desafio de transpor didaticamente teses da Pedagogia histórico-crítica e da Psicologia histórico-cultural para a Educação Infantil. Justificamos a escolha por esse objeto de investigação por duas razões: primeiro, pela compreensão da exclusão pela qual essa etapa de escolarização passou em seu processo de constituição e, segundo, por defender essas perspectivas como um caminho possível para a superação de suas dicotomias. Os pressupostos foram testados com crianças de três a cinco anos e as validações apresentadas na formação continuada de professores. Nossa hipótese é que ao ter acesso ao conhecimento sistematizado, os docentes modificam sua conduta diante da observação de resultados com comprovação científica
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.