O DESENVOLVIMENTO DO DESENHO E SUA RELAÇÃO COM A GÊNESE DA ESCRITA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
Resumo
Este artigo apresenta as discussões resultantes de pesquisa de mestrado que teve como objeto o desenho como atividade produtiva e acessória da idade pré-escolar, precursora da escrita, forma mais aperfeiçoada do sistema de representações. Este estudo surge das observações e reflexões sobre as tarefas escolares de desenho desenvolvidas em turmas pré-escolares nas quais os professores geralmente tratavam os desenhos como tarefas não promotoras de aprendizagem, resultando em desenhos infantis estereotipados com pouca ou nenhuma inserção no desenvolvimento da imaginação, da atividade criativa e no processo de apropriação da escrita pelas crianças. Buscando apresentar essa discussão, este artigo está organizado em três partes: inicialmente discute-se à luz dos postulados do Materialismo Histórico e da Psicologia Histórico-Cultural os conceitos de atividades principal, acessória e produtiva do desenvolvimento, articulando ao desenho. Em seguida, aborda-se, na perspectiva vigotskiana, o processo de elaboração do simbolismo na infância, destacando o gesto, o desenho e a brincadeira de papéis sociais como elementos fundamentais para o desenvolvimento da linguagem escrita e, por fim, apresentamos proposições para o trabalho educativo, buscando refletir em quais circunstâncias educativas intencionais os desenhos podem materializar aspectos que indicam a transição da simbologia própria do desenho para a simbologia da escrita.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.