O SOFRIMENTO DOCENTE: APENAS AQUELES QUE AGEM PODEM TAMBÉM SOFRER
Palavras-chave:
Educação, Sofrimento docente, Professor, Escola, Precariedade simbólicaResumo
A resenha tem como objetivo compreeder a gênese da origem do sofrimento docente. É notório que o professor sofre e esta condição está diretamente relacionada as precárias condições de trabalho, baixos vencimentos, desvalorização do campo, constantes violências sofridas sejam elas de natureza f´ísica ou simbólica, ou seja, precária infraestrutura para o exercício da profissão. Este fenômeno esta diretamente também relacionado ao afastamento dos professores de seu ofício e o seu total abandono.
O sofrimento docente é um processo construído socialmente e historica, mas além das precárias condições de materiais, tencionamos ainda destacar a precarização simbólica que ocasiona a deslegitimaçao e desvalorização do professor em seu campo de trabalho. Assim, esta resenha procura entender o sofrimento docente como um fenômeno social para além da sua dimensão física, material, mas tamb´ém o seu caráter simbólico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.