HIPOCRISIAS PROPOSITAIS COMO COMPONENTE IDEOLÓGICO: O “APRENDER A APRENDER” E A “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO” NO PPP DO CURSO DE ARTES VISUAIS DA UFRR
Palavras-chave:
Ideologia, Pedagogia Histórico-Crítica, Artes Visuais, Aprender a aprender, Sociedade do ConhecimentoResumo
O artigo trata do papel ideológico das hipocrisias propositais (MARX e ENGELS, 2007) a partir do estudo de uma situação particular no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima. Nele, apontamos que aparece dois discursos ideológicos no documento o “aprender a aprender” e a “sociedade do conhecimento” (UFRR, 2018), que pela contradição entre eles e a realidade objetiva, já foram objetos de inúmeras críticas por pesquisadores como Duarte (2006, 2008 e 2010), Saviani (2013 e 2018). Ainda assim, sua utilização ocorre por um lado eles expressarem dimensões da realidade educacional, como a precarização da formação que leva aos estudantes buscarem por si os conteúdos a eles negados e, por outro lado, velando essa mesma realidade e encobrindo de maneira proposital suas contradições.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.