INFÂNCIAS E PESQUISAS: INSTALAÇÕES EPISTÊMICAS DO FOLCLORE, BRINCADEIRAS E CULTURAS INFANTIS
Palavras-chave:
Folclore Infantil, Culturas Infantis, Culturas lúdicas, Pesquisa com criançasResumo
RESUMO: O folclore infantil é um campo de estudo fundamental para a compreensão dos modos como as infâncias se constituem. Em razão disso, as peculiaridades nos modos de se construir pesquisas sobre este fenômeno se mostram profícuas na constituição de um arcabouço conceitual/metodológico que pode traduzir a percepção e a participação das crianças na jornada. Os teóricos eleitos para a sustentação deste texto foram Sutton-Smith (1999; 2017); Corsaro (2002; 2005); Brougère (1998; 2010) e Delalande (2011). Ancorado em uma abordagem metodológica qualitativa, do tipo bibliográfica descritiva, este trabalho teve por objetivo apresentar de que modo as pesquisas feitas junto com as crianças podem iluminar a compreensão das manifestações do folclore infantil. A partir dos estudos realizados é possível afirmar que as crianças, podem contribuir na feitura das pesquisas comunicando e alicerçando seus saberes, as linguagens lúdicas que utilizam para criar, produzir e interpretar as culturas e edificar o folclore infantil. Mais do que reprodutoras de saberes, práticas sociais e culturais, as crianças, em suas comunidades brincantes constroem modos coletivos próprios de viver partilhando símbolos, signos e significados singulares à sensibilidade de sua existência
Palavras-chave: Folclore Infantil; Culturas Infantis; Culturas lúdicas; Pesquisa com crianças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.