EDUCOMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA CULTURA DIGITAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Cultura Digital, Educomunicação, TDICsResumo
No artigo, investiga-se como a educomunicação pode contribuir para a promoção da Cultura Digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A educomunicação pressupõe caminhos para uma ação dialógica e de participação na educação, onde as crianças são encorajadas a serem protagonistas na construção do conhecimento e nas decisões que afetam sua vida escolar e pessoal. O estudo apresenta um conjunto de quadros de referência que orientam a inserção da Cultura Digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando práticas educomunicativas exemplificadoras para cada um dos cinco anos desta etapa. Esse conjunto de esquemas exemplificadores permite perceber como a educomunicação busca fortalecer a formação docente e ampliar o repertório de recursos pedagógicos, estimulando a criatividade, inovação, colaboração, trabalho em equipe e habilidades de comunicação e mídia. Projetos socioeducativos que incorporam os princípios norteadores da prática educomunicativa transcendem as questões meramente instrumentais da comunicação e desenvolvem processos e produtos intrínsecos às articulações simbólicas entre comunicação, educação e cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.