EDUCOMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA CULTURA DIGITAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Cultura Digital, Educomunicação, TDICs

Resumo

No artigo, investiga-se como a educomunicação pode contribuir para a promoção da Cultura Digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A educomunicação pressupõe caminhos para uma ação dialógica e de participação na educação, onde as crianças são encorajadas a serem protagonistas na construção do conhecimento e nas decisões que afetam sua vida escolar e pessoal. O estudo apresenta um conjunto de quadros de referência que orientam a inserção da Cultura Digital nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando práticas educomunicativas exemplificadoras para cada um dos cinco anos desta etapa. Esse conjunto de esquemas exemplificadores permite perceber como a educomunicação busca fortalecer a formação docente e ampliar o repertório de recursos pedagógicos, estimulando a criatividade, inovação, colaboração, trabalho em equipe e habilidades de comunicação e mídia. Projetos socioeducativos que incorporam os princípios norteadores da prática educomunicativa transcendem as questões meramente instrumentais da comunicação e desenvolvem processos e produtos intrínsecos às articulações simbólicas entre comunicação, educação e cultura.

Biografia do Autor

João Djane Assunção da Silva, Universidade Federal de Goiás - UFG

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Leticia Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Faculdade Anhanguera. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Downloads

Publicado

03-12-2024