A LITERATURA INDÍGENA SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTOJUVENIL A PARTIR DA LEI 11.645/08
Palavras-chave:
Lei 11.645/08, Literatura indígena, Movimento indígenaResumo
A pesquisa tem como objetivo uma reflexão sobre a literatura indígena sobre a educação infantojuvenil a partir da Lei 11.645/08 atrelada a lei de Diretrizes de Base da educação e também sobre a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio. Apresentar e explorar a literatura indígena e suas contribuições para a educação e fortalecimento da literatura indígena e os conhecimentos científicos acerca das obras. A literatura indígena conversa com os conhecimentos tradicionais e respeita o ser indígena e suas diversidades étnicas. Discutir as contribuições do movimento indígena durante as décadas de 1970- 1990, mapeando os escritores e obras que surgem a partir do movimento indígena consolidado na década de 1990 e, que somente nos anos 2000, o movimento literário indígena ganha visibilidade no cenário educacional, começando a ser implementado nas políticas públicas, dando voz aos escritores e escritoras indígenas. Compreender e analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, as principais obras literárias indígenas da contemporaneidade e como os escritores e obras contribuem para a formação social da sociedade por meio da lei 11.645/08 na formação de um currículo que inclua a diversidade étnica na formação dos indivíduos
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.