PARADIGMAS E OBSTÁCULOS NA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE CONCEPÇÕES E DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCATIVA
Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Ensino aprendizagem, Formação continuadaResumo
Este estudo aborda as atribuições, concepções e desafios enfrentados pela coordenação pedagógica em escolas públicas, com foco em Baía Formosa, no Estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa visa compreender os desafios e sua frequência na atuação do coordenador pedagógico, propondo a hipótese de que a eficácia dessa função está diretamente ligada à clara compreensão de suas responsabilidades junto à comunidade escolar e à qualidade da formação oferecida aos professores. A investigação inclui uma análise qualitativa das percepções das atribuições do coordenador pedagógico, com ênfase nos desafios específicos enfrentados nas escolas do ensino fundamental I da rede municipal de Baía Formosa. Além disso, apresenta uma análise quantitativa, com análise da frequência de desafios encontrados na atuação do coordenar pedagógico, destacando os desafios mais pervasivos. O referencial teórico enfoca a importância do coordenador pedagógico na gestão educacional. Resultados evidenciam desafios como falta de reconhecimento e sobrecarga de funções. Conclusões apontam para a necessidade de reflexão coletiva visando aprimorar o papel desse profissional essencial na educação. O objetivo final é estimular reflexões coletivas sobre o papel desempenhado pelo coordenador pedagógico, analisando suas concepções subjacentes e os desafios presentes, contribuindo para o aprimoramento da gestão educacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.