COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Autores

Palavras-chave:

Administração Escolar, Diretrizes Nacionais, Competências do Diretor, Escola de Ensino Integral, ]

Resumo

O objetivo do artigo, originado em uma investigação realizada no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar:  Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores – DEFORGES, foi apresentar uma análise documental comparativa, realizada por meio de análise de conteúdo, da  Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BRASIL, 2021) e de documentos que descrevem as competências dos diretores de escolas participantes do Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo, buscando identificar convergências e divergências entre eles. Os resultados apontaram que, guardadas algumas diferenças, ambos prescrevem competências que fazem parte dos modelos burocrático e gerencialista de administração escolar, que poderiam ser em alguma medida transgredidos por esses profissionais e suas equipes se possuírem uma visão democratizante da educação escolar.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Lima Pereira, UFScar

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ínicio em 2024; Pedagoga graduada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus São Carlos (2023).  Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores - DEFORGES, coordenado pela Profa. Dra. Renata Maria Moschen Nascente, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2020. 

Renata Maria Moschen Nascente, Ufscar

Renata Maria Moschen Nascente é graduada em História pela UNESP (Franca-SP, 1986), mestre (2000) e doutora (2004) em Educação Escolar pela UNESP (Araraquara-SP). Foi professora das redes municipal (Campinas, SP), estadual (Campinas e São Carlos, SP) e privada (São Carlos, SP), nos ensinos fundamental e médio (1987-2005). Atuou no ensino superior público (UFSCar, 1999) e privado (Centro Universitário Central Paulista-São Carlos, 2003-2012), em nível de graduação e pós-graduação, nas áreas de administração, sistemas de informação, turismo, letras e formação de professores e gestores escolares. Foi diretora de escola (São Paulo-SP, 2008) e supervisora da rede estadual paulista (Araraquara-SP, 2009-2012). É professora associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, atuando nos cursos de Pedagogia Presencial e a Distância e como vice coordenadora (2013); coordenadora do Curso de Pedagogia Presencial da UFSCar (2014-2017); e vice chefe do DEd (2021-2023). Suas áreas de interesse e pesquisa são: administração e organização educacional e escolar; formação de gestores escolares; lideranças escolares; clima escolar e gestão democrática das escolas públicas de educação básica. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Organização Escolar: Democracia, Direitos Humanos e Formação de Gestores( DEFORGES ) registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela instituição - UFSCar.

Downloads

Publicado

03-12-2024