A CORRESPONSABILIDADE FEMININA NO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO BÁSICO EM MANAUS-AM
Palavras-chave:
Educação Básica, figura feminina, Manaus, criançasResumo
O artigo tem o objetivo de analisar criticamente a naturalização da corresponsabilidade feminina no acompanhamento de crianças no âmbito da Educação Básica, visando fomentar discussões e ações que evidenciem a relevância da participação coletiva dos/as responsáveis, independente de gênero. Trata-se de um estudo de maior porte que buscou analisar o papel da família no processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública estadual situada em Manaus-AM, numa região de periferia. Metodologicamente, os dados foram coletados por meio de observações, entrevistas e dados quantitativos obtidos pela pesquisadora, enquanto pedagoga da unidade educacional com a anuência da gestão escolar. O enfoque é qualitativo, cujas interpretações crítico-reflexivas levantam discussões que buscam não naturalizar as representações sociais que ainda estão muito voltadas a considerar a figura feminina como a principal responsável pela educação das crianças. Os resultados evidenciam a pouca presença masculina no acompanhamento da vida escolar dos/as alunos/as, em detrimento da predominância feminina. Conclui-se que no contexto da pesquisa, o gênero feminino está associado a ser o principal responsável pela educação e cuidados com as crianças, enquanto que o masculino é pouco referenciado nesse âmbito, porém, relacionado ao sustento econômico do seu núcleo familiar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.