ESCALA DE AUTOEFICÁCIA PARA APRENDER COM METODOLOGIA ATIVA: CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO

Autores

Palavras-chave:

Crenças de autoeficácia, Metodologia ativa, Escala

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e apresenta o estudo de construção e busca de evidências de validade da Escala de Autoeficácia para Aprender com Metodologia Ativa. Trata-se de um instrumento para identificar elementos da aprendizagem por meio das metodologias ativas que favorecem o desenvolvimento das crenças de autoeficácia dos estudantes para aprender as Ciências Básicas e a Matemática. Foi desenvolvido e aplicado no contexto da graduação em Engenharia. A análise fatorial com o método de extração do Componente Principal e rotação Varimax com normalização de Kaiser revelou 15 itens e duas dimensões que explicam 70,83% da variância total do constructo estudado. A confiabilidade da escala medida por meio do Alfa de Cronbach resultou em 0,96. Esses dados evidenciam a adequação do instrumento, que pode ser utilizado em pesquisas para refletir sobre o desempenho e o envolvimento dos estudantes nas atividades, norteando a prática docente sobre a utilização das metodologias ativas.

Biografia do Autor

Claudia Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Claudia Maria Bezerra da Silva

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica, mestre em Educação Profissional e Tecnológica, Pedagoga com especialização em Psicopedagogia. É pedagoga na Universidade Federal de Pernambuco. 

http://lattes.cnpq.br/4721357351967525

https://orcid.org/0000-0003-1958-7772

Sérgio Paulino Abranches, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), lotado no Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação. Possui graduação em Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1982), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2003).

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Publicado

03-12-2024