ESCALA DE AUTOEFICÁCIA PARA APRENDER COM METODOLOGIA ATIVA: CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE VALIDAÇÃO DO INSTRUMENTO
Palavras-chave:
Crenças de autoeficácia, Metodologia ativa, EscalaResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado e apresenta o estudo de construção e busca de evidências de validade da Escala de Autoeficácia para Aprender com Metodologia Ativa. Trata-se de um instrumento para identificar elementos da aprendizagem por meio das metodologias ativas que favorecem o desenvolvimento das crenças de autoeficácia dos estudantes para aprender as Ciências Básicas e a Matemática. Foi desenvolvido e aplicado no contexto da graduação em Engenharia. A análise fatorial com o método de extração do Componente Principal e rotação Varimax com normalização de Kaiser revelou 15 itens e duas dimensões que explicam 70,83% da variância total do constructo estudado. A confiabilidade da escala medida por meio do Alfa de Cronbach resultou em 0,96. Esses dados evidenciam a adequação do instrumento, que pode ser utilizado em pesquisas para refletir sobre o desempenho e o envolvimento dos estudantes nas atividades, norteando a prática docente sobre a utilização das metodologias ativas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.