A DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE: POR QUE A TAXA DE DISTORÇÃO IDADE SÉRIE É MAIOR ENTRE ALUNOS DO SEXO MASCULINO?
Palavras-chave:
Distorção Idade-Série, Ensino Fundamental, Leitura, Práticas PedagógicasResumo
Este artigo aborda o fenômeno da distorção idade-série (DIS) no contexto educacional brasileiro, particularmente no Ensino Fundamental. A DIS é caracterizada como uma defasagem entre a idade do aluno e a série em que ele está matriculado, sendo um problema significativo que se agrava devido à repetência e ao abandono escolar. Este fenômeno é um grande desafio para a educação brasileira, especialmente para a rede pública de ensino, causando uma desestruturação educacional na vida dos alunos e refletindo no âmbito pedagógico e nas demais esferas sociais. A pesquisa analisou o censo escolar de 2020 e constatou que a DIS é mais prevalente entre os meninos do que entre as meninas no Ensino Fundamental da rede pública. As possíveis causas para essa ocorrência incluem a ausência do hábito da leitura, o desenvolvimento das ações pedagógicas e a falta de apoio e intervenção familiar. A metodologia aplicada nesta pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa, que permite a interpretação dos valores sociais, culturais e comportamentais apresentados pelos dados quantitativos. Os resultados apontam que as taxas de DIS são maiores entre os meninos em todos os anos do Ensino Fundamental, em comparação com as meninas.
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