O DINAMISMO DA CULTURAL DIGITAL E A NECESSIDADE DE REPENSAR O ENSINO: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA LEITURA LITERÁRIA
Palavras-chave:
Leitura; Literatura; Ensino; Cibercultura; Mídias DigitaisResumo
Em 2023, foi instituída através da Lei 14.533 o PNED[1], que possui o objetivo de fomentar o uso das tecnologias digitais no âmbito escolar e garantir que os alunos adquiram competências digitais durante o processo de ensino aprendizagem. A iniciativa nos faz entrever que as tecnologias digitais sejam inseridas, cada vez mais, na realidade de sala de aula, reiterando a necessidade de vislumbrarmos métodos de trabalho com esses novos meios. Isso nos leva a analisar, neste artigo, experiências de professores de literatura com o ensino híbrido[2], através de quatro dissertações, evidenciando as metodologias utilizadas e ganhos observados nos relatos com vistas à formação leitora. As análises nos mostram inúmeros ganhos do uso das mídias digitais para a leitura e o ensino de literatura, que podem ser transpostos metodologicamente para outras áreas de ensino, tais como: criar mais espaços de discussão e reflexão; oferecer mais autonomia e liberdade no processo de ensino; possibilitar a revisão dos professores sobre sua prática docente; utilizar métodos de inclusão digital para educando com necessidades especiais, entre outros.
[1] Política Nacional de Educação Digital.
[2] Com ensino híbrido, aqui, nos referimos a mescla entre ensino presencial e práticas online.
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