EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS HISTÓRICOS NA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas, Movimentos históricos, Revisão de literaturaResumo
Esta pesquisa faz parte de um processo de investigação elaborado no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais, da Universidade Cidade de São Paulo- UNICID. A educação escolar de jovens, adultos e idosos (EJA) é um campo que ainda necessita de reflexões, pois se trata de um público específico, em idade de trabalho ou já aposentado - com pouca ou nenhuma escolarização. No entanto, os cursos de Educação e Jovens e Adultos vêm sendo objeto de análises e críticas, sobretudo, no que se refere ao não atendimento das necessidades peculiares dos estudantes dessa modalidade. Portanto, este texto apresenta, especificamente, aspectos históricos e de regulamentação da EJA no escopo de políticas educacionais no cenário nacional, desde a década de 1940, em interlocução com a revisão de literatura realizada, dentre os quais, destacam-se referências centrais na área, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Maria Clara Di Pierro, Moacir Gadotti, Sérgio Haddad e Vanilda Paiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.