EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ASPECTOS HISTÓRICOS NA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas, Movimentos históricos, Revisão de literatura

Resumo

Esta pesquisa faz parte de um processo de investigação elaborado no Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais, da Universidade Cidade de São Paulo- UNICID. A educação escolar de jovens, adultos e idosos (EJA) é um campo que ainda necessita de reflexões, pois se trata de um público específico, em idade de trabalho ou já aposentado - com pouca ou nenhuma escolarização. No entanto, os cursos de Educação e Jovens e Adultos vêm sendo objeto de análises e críticas, sobretudo, no que se refere ao não atendimento das necessidades peculiares dos estudantes dessa modalidade. Portanto, este texto apresenta, especificamente, aspectos históricos e de regulamentação da EJA no escopo de políticas educacionais no cenário nacional, desde a década de 1940, em interlocução com a revisão de literatura realizada, dentre os quais, destacam-se referências centrais na área, Paulo Freire, Miguel Arroyo, Maria Clara Di Pierro, Moacir Gadotti, Sérgio Haddad e Vanilda Paiva.

Biografia do Autor

Weldilene Aparecida da Silva Pires, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduada em Licenciatura Plena de Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2016). Atualmente é professora de educação infantil e ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Santo André. Docente na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Professora de Educação Básica na Prefeitura Municipal de Diadema. Pós-graduada em Docência do Ensino Superior, Psicopedagogia e Gestão Escolar pela Faculdade Campos Elíseos (lato Sensu). Pós-graduada em Neurociências com Ênfase em TEA, pela Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema (lato sensu). Pós-graduada em Formação em Educação a Distância pela Universidade Paulista (Lato sensu). Pós-graduada em Direito Educacional, Educação Infantil e Psicomotricidade pela Faculdade de Educação e Tecnologia Iracema (lato sensu). Pós-graduada pela faculdade UNICA em Educação de Jovens e Adultos (lato sensu). Mestranda em Educação pela Faculdade UNICID em Formação de Gestores Educacionais, na linha de pesquisa “Políticas públicas e gestão escolar: planejamento e avaliação nas instituições de educação. Participante do grupo de pesquisa Gestão e Avaliação da Educação, sob coordenação da professora Drª Ângela Maria Martins.

Angela Maria Martins, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Graduada em Ciências Sociais e Políticas. Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Realizou pós-doutorado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes - no Instituto de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008), na área de políticas públicas educacionais. Em 2016 realizou estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa, com Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp. Foi diretora estadual em São Paulo da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) (2006-2007) e vice-presidente Sudeste da mesma instituição (2011-2015). É diretora da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Foi pesquisadora da Fundação Carlos Chagas na área de política e gestão da educação de 1996 até 2023. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Santos, de 2001 a 2010 (acadêmico). É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Cidade de São Paulo e do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais na mesma instituição, desde 2010. Foi Coordenadora do Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Unicid (2014-2017). Foi bolsista produtividade do CNPq até 2022. Coordenadora da REDE INTERNACIONAL DE PESQUISAS EM GESTÃO EDUCACIONAL (REIPEGE) É membro da Rede de Planejamento e Gestão da Educação - REPLAG - da UFPR. Tem estudado principalmente os seguintes temas: políticas educacionais e gestão da educação; metodologias de pesquisa; trajetórias e identidade profissional de diretores e professores; práticas escolares...http://orcid.org/0000-0002-1267-8869https://www.researchgate.net/profile/Angela_Martins6/research

Edmar Lucas Ferreira Sehnem, Universidade Cidade de São Paulo

Doutorando no programa de pós-graduação em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2022) e aluno pesquisador na mesma instituição. Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2022) na área de Políticas Públicas Educacionais. Possui especialização em Gestão Educacional pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2012), em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Monte Serrat (2011), em Direito Educacional pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG (2023), em Gestão: Liderança Educacional e Desenvolvimento de Equipes pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG (2023) e em Gestão de Políticas Públicas Educacionais pelo Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação - CENSUPEG (2023). Graduado em Letras pela Universidade Paulista (2010) e graduado em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2010). Atualmente é Diretor de Departamento de Ensino da Prefeitura Municipal de Mongaguá/SP. Tem experiência na área de Administração e Gestão Pública Educacional, Diretoria e Supervisão de Ensino, Gestão e Administração Escolar e Letras atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Políticas Públicas de Educação, Implementação de Políticas Públicas Educacionais, Gestão Educacional, Gestão Escolar, Gestão Democrática e Vulnerabilidade Educacional. 

Downloads

Publicado

03-12-2024