O PNE (2014-2024) E A OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVANÇOS, ESTAGNAÇÕES OU RETROCESSO?
Resumo
Este artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a avaliação da Meta 1 do atual PNE (2014-2024), referente ao atendimento das crianças de 0 a 05 anos na educação infantil. A metodologia de pesquisa utilizada fundamentou-se na análise documental de cunho qualitativo. Por meio de revisão bibliográfica e de análise de dados estatísticos buscou-se elucidar avanços, retrocessos e estagnações no cumprimento da Meta 1 do PNE. Os resultados mostram poucos avanços na oferta da educação infantil, havendo necessidade de se estabelecer para o próximo PNE metas e estratégias que conduzam o desenvolvimento de políticas públicas educacionais mais efetivas na garantia dos direitos educacionais dessas crianças, especialmente ao que tange às creches.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.