O PNE (2014-2024) E A OFERTA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: AVANÇOS, ESTAGNAÇÕES OU RETROCESSO?

Autores

  • Keila Hellen Barbato Marcondes
  • Ana Lúcia Calbaiser da Silva

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a avaliação da Meta 1 do atual PNE (2014-2024), referente ao atendimento das crianças de 0 a 05 anos na educação infantil. A metodologia de pesquisa utilizada fundamentou-se na análise documental de cunho qualitativo. Por meio de revisão bibliográfica e de análise de dados estatísticos buscou-se elucidar avanços, retrocessos e estagnações no cumprimento da Meta 1 do PNE. Os resultados mostram poucos avanços na oferta da educação infantil, havendo necessidade de se estabelecer para o próximo PNE metas e estratégias que conduzam o desenvolvimento de políticas públicas educacionais mais efetivas na garantia dos direitos educacionais dessas crianças, especialmente ao que tange às creches.

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Publicado

29-06-2024