A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO NOVO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2024-2034)

Autores

  • Silvana Malheiro Gama
  • Silvia Oliveira de Souza Monteiro dos Santos

Resumo

O artigo, após uma breve contextualização da formação de professores, no período que compreende o final do século XX e o início dos anos 2000, adentra à segunda década dos anos 2000, aborda  o contrassenso que se estabelece durante a vigência do Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014 (2014-2024), a partir da aprovação da Resolução CNE/CP nº 02/2019, que, por sua vez, provoca a revogação da Resolução CNE/CP nº 02/2015 e, em consequência, o retrocesso das políticas de formação de professores no Brasil. Nessa esteira, considerando o limiar de um novo Plano Nacional de Educação, destacamos as possibilidades que se abrem, a partir do documento referência, produzido pela Conferência Nacional de Educação, mais especificamente, em seu Eixo V – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão de maneira segura e saudável.

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Publicado

29-06-2024