A NECESSIDADE DO ‘HABEAS EDUCATIONEM’ COMO REMÉDIO CONSTITUCIONAL PARA GARANTIA DOS DIREITOS EDUCACIONAIS
Resumo
Este artigo discute a implementação do "habeas educationem" como remédio constitucional necessário para a efetivação dos direitos educacionais, principalmente os estabelecidos nos Planos Nacional, Estaduais e Municipais de Educação, que devem ter uma construção democrática. Originado de um pós-doutorado em direito, o texto explora a exigibilidade dos direitos educacionais, propondo um "habeas educationem" que funcionaria como uma ferramenta jurídica capaz de assegurar não apenas o acesso, mas também a permanência, qualidade e inclusão no sistema educacional. Sublinha-se a importância de um esforço conjunto entre governo, sociedade civil e instituições educacionais para garantir uma educação eficaz e de qualidade, promovendo uma sociedade mais equitativa onde as metas dos Planos de Educação sejam efetivadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.