O PNE E O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: TEMÁTICAS EM DIÁLOGO

Autores

  • Andréia da Cunha Malheiros Santana
  • Rafaela Cristine Merli
  • Carla Giovana de Campos

Resumo

Este artigo tem como objetivo mostrar que o livro didático destinado ao ensino de Português nas séries finais do ensino fundamental aborda temas que integram as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), relacionadas à igualdade, à promoção dos direitos humanos, à inclusão e à diversidade. Identificar esta articulação entre o PNE, a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e o livro didático é importante para compreender que os temas abordados no livro didático não são selecionados aleatoriamente e que estão articulados ao contexto social e histórico. Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso (Yin, 2015) que articula leituras de três campos diferentes, mas que se complementam: legislação educacional, currículo e livro didático. Os resultados apresentados evidenciam que o livro analisado trabalha a temática dos direitos humanos, a igualdade, o protagonismo juvenil, a inclusão e o respeito à diversidade. A presença de tais temas num material como o livro didático amplia a possibilidade que eles sejam trabalhados em sala de aula e proporcionem reflexões a estes estudantes que podem extrapolar o ambiente escolar e contribuírem na formação de cidadãos mais justos e conscientes da importância do respeito ao outro.

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Publicado

29-06-2024