O PNE E O LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS: TEMÁTICAS EM DIÁLOGO
Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar que o livro didático destinado ao ensino de Português nas séries finais do ensino fundamental aborda temas que integram as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), relacionadas à igualdade, à promoção dos direitos humanos, à inclusão e à diversidade. Identificar esta articulação entre o PNE, a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e o livro didático é importante para compreender que os temas abordados no livro didático não são selecionados aleatoriamente e que estão articulados ao contexto social e histórico. Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso (Yin, 2015) que articula leituras de três campos diferentes, mas que se complementam: legislação educacional, currículo e livro didático. Os resultados apresentados evidenciam que o livro analisado trabalha a temática dos direitos humanos, a igualdade, o protagonismo juvenil, a inclusão e o respeito à diversidade. A presença de tais temas num material como o livro didático amplia a possibilidade que eles sejam trabalhados em sala de aula e proporcionem reflexões a estes estudantes que podem extrapolar o ambiente escolar e contribuírem na formação de cidadãos mais justos e conscientes da importância do respeito ao outro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.