TRABALHANDO RÓTULOS E PROPAGANDAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Palavras-chave:
Educação. EJA. Projeto.Resumo
Este trabalho tem como objetivo relatar sobre um projeto de ensino realizado na Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), cujo tema foi “Trabalhando Rótulos e Propagandas”, desenvolvidos na classe de 1º ciclo, com participação de cinco alunos matriculados na turma, tendo duração de 28 dias. Neste período, houve aula expositiva dialógica, discussão sobre curiosidades do tema, foram realizadas atividades práticas, bingo, construção de texto, de marca, slogan e propaganda. As atividades foram realizadas de forma individual e também em grupo. O objetivo principal consistia na interpretação e na identificação do propósito comunicativo de rótulos e propagandas, no desenvolvimento da linguagem oral, escrita e visual, no estímulo à criatividade e ao diálogo, assim como no desenvolvimento da consciência crítica. Os principais teóricos que sustentam a pesquisa são Arroyo (2019), Barcelos (2021), Freire (2021), Gazoli (2013) e Leite (2013). Devido à participação, à interação, à curiosidade em aprender e saber mais sobre o tema abordado e ao desenvolvimento dos educandos, pode-se afirmar que o objetivo foi alcançado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.