AS CONTRBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE FUTURAS/OS PROFESSORAS/ES: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2019-2023)
Palavras-chave:
Formação docente, Estágio Curricular Supervisionado, Educação Infantil, Cuidado e educaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições dos estágios curriculares em educação infantil para a formação docente de licenciandas/os em Pedagogia. Trata-se de uma revisão de literatura que compreende artigos publicados entre os anos de 2019 a 2023 acerca da temática, que tenham como objeto o estágio supervisionado na formação acadêmico-profissional de professoras/es do ponto de vista das licenciandas/os, com base nos discursos e escritos em relatórios e diários produzidos por elas/es. Como resultados, reafirma-se que o estágio curricular supervisionado em educação infantil se constitui como um importante componente para a formação acadêmico-profissional de professoras/es por favorecer a consolidação de conhecimentos teóricos a partir das experiências na prática educacional, contribuir para a construção da identidade docente, bem como a compreensão acerca das potencialidades e desafios no encontro com as crianças e suas infâncias. No entanto, também foram identificados desafios a serem superados, principalmente no que tange às possibilidades de agência das estagiárias/os no ambiente educacional para a articulação entre teoria e prática. Identificaram-se também desafios para a formação continuada de professoras/es já atuantes na educação infantil para a consolidação da indissociabilidade entre cuidado e educação.
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