AS CONTRBUIÇÕES DOS ESTÁGIOS CURRICULARES EM EDUCAÇÃO INFANTIL PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DE FUTURAS/OS PROFESSORAS/ES: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2019-2023)

Autores

  • Laura Beatriz Faculdade de Educação da UFMG
  • Isabel de Oliveira e Silva Faculdade de Educação UFMG

Palavras-chave:

Formação docente, Estágio Curricular Supervisionado, Educação Infantil, Cuidado e educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições dos estágios curriculares em educação infantil para a formação docente de licenciandas/os em Pedagogia. Trata-se de uma revisão de literatura que compreende artigos publicados entre os anos de 2019 a 2023 acerca da temática, que tenham como objeto o estágio supervisionado na formação acadêmico-profissional de professoras/es do ponto de vista das licenciandas/os, com base nos discursos e escritos em relatórios e diários produzidos por elas/es.  Como resultados, reafirma-se que o estágio curricular supervisionado em educação infantil se constitui como um importante componente para a formação acadêmico-profissional de professoras/es por favorecer  a consolidação de conhecimentos teóricos a partir das experiências na prática educacional, contribuir para a construção da identidade docente, bem como a compreensão acerca das potencialidades e desafios no encontro com as crianças e suas infâncias. No entanto, também foram identificados desafios a serem superados, principalmente no que tange às possibilidades de agência das estagiárias/os no ambiente educacional para a articulação entre teoria e prática. Identificaram-se também desafios para a formação continuada de professoras/es já atuantes na educação infantil para a consolidação da indissociabilidade entre cuidado e educação.

Biografia do Autor

Laura Beatriz, Faculdade de Educação da UFMG

Graduanda em Pedagogia. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Isabel de Oliveira e Silva, Faculdade de Educação UFMG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (02/2004). Realizou Pós-doutorado na Universidade de São Paulo - USP (2014), desenvolvendo estudos sobre o pensamento de Hannah Arendt, sob supervisão do professor Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Realizou Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminenese (PPGE), desenvolvendo estudos sobre infância e juventude com a supervisão do professor Dr. Paulo Cesar Rodrigues Carrano. Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da criança, estudos sobre a infância e pedagogias da educação infantil, identidade profissional, formação de professores, estudos sobre o cuidado na educação infantil e educação infantil para crianças em diferentes contextos, incluindo os contextos não urbanos. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação "Conhecimento e Inclusão Social", da Faculdade de Educação da UFMG, no período de 2016-2019. Líder do Grupo de Pesquisa Cuidado, Educação e Infâncias (DGP/CNPq).

Downloads

Publicado

22-04-2025