LEITURA LITERÁRIA E RELAÇÃO COM O SABER: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE DUAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS

Autores

Palavras-chave:

Leitura de literatura; Formação do leitor; Ensino fundamental

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a leitura de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de contribuições da área de leitura literária como os estudos de Bajour (2012, 2023), Petit (2008, 2013) e Rouxel (2012, 2013) bem como da perspectiva da relação com o saber, fundamentada nas contribuições dos estudos de Charlot (2000, 2005). Buscando aproximações entre esses dois referenciais teóricos que, a partir de suas perspectivas se propõem a pensar a relação das crianças com a leitura e com o saber, apresentamos reflexões sobre práticas de leitura na escola, destacando o papel fundamental do professor como mediador nesse processo. A partir destes autores, ressaltamos a importância de que estas práticas de leitura, especialmente as que envolvem os textos literários, extrapolem as atividades focadas exclusivamente em conteúdos escolares, privilegiando-se a diversidade de leituras, a qualidade das obras e o espaço de interação e troca de saberes, de modo a se ampliarem as possibilidades de formação de leitores.

Biografia do Autor

Cláudia Daibello, UFScar

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Atuou como professora dos anos iniciais de Ensino Fundamental na rede pública por mais de 20 anos, tendo exercido diversas funções na docência e gestão. Atualmente é professora no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, na área de alfabetização e práticas de ensino nos anos iniciais. Suas pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa ALLE/AULA abordam a relação entre literatura infantil, escola e  formação do leitor.

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Publicado

22-04-2025