LEITURA LITERÁRIA E RELAÇÃO COM O SABER: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE DUAS PERSPECTIVAS TEÓRICAS
Palavras-chave:
Leitura de literatura; Formação do leitor; Ensino fundamentalResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a leitura de literatura nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de contribuições da área de leitura literária como os estudos de Bajour (2012, 2023), Petit (2008, 2013) e Rouxel (2012, 2013) bem como da perspectiva da relação com o saber, fundamentada nas contribuições dos estudos de Charlot (2000, 2005). Buscando aproximações entre esses dois referenciais teóricos que, a partir de suas perspectivas se propõem a pensar a relação das crianças com a leitura e com o saber, apresentamos reflexões sobre práticas de leitura na escola, destacando o papel fundamental do professor como mediador nesse processo. A partir destes autores, ressaltamos a importância de que estas práticas de leitura, especialmente as que envolvem os textos literários, extrapolem as atividades focadas exclusivamente em conteúdos escolares, privilegiando-se a diversidade de leituras, a qualidade das obras e o espaço de interação e troca de saberes, de modo a se ampliarem as possibilidades de formação de leitores.
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