JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO: SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR
Palavras-chave:
Aprendizagem, Educação, Jogos e brincadeiras, Ludicidade, Prática pedagógicaResumo
Esta pesquisa abre caminho para o debate entre aprendizagem e ludicidade no espaço de sala de aula, e que podem servir de estímulos para o processo ensino-aprendizagem. O objetivo geral é descrever a importância dos jogos e brincadeiras na educação, desde o infantil até os anos iniciais, pois, são formas de estimular o lado criativo e a autoconfiança, onde a criança compreende e entende o conceito de limites e regras, e que possivelmente permite à criança um melhor domínio da comunicação. Como método de análise foi adotada a análise descritiva e interpretativa a partir das experiências pessoas dos pesquisadores e dos achados da pesquisa (Stake, 2011). Como questão problema: Como os jogos e brincadeiras na Educação Infantil podem promover a aprendizagem escolar? Como conclusão, entendemos que os jogos e brincadeiras influenciam na vida escolar das crianças, principalmente no início da fase escolar que é a educação infantil, onde é o primeiro contato com a escola, os objetivos específicos demonstram que as atividades lúdicas auxiliam na adaptação de valores e regras que são essenciais para o processo escolar, brincar e aprender, desperta o interesse e a curiosidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.