JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO: SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • Paulo Roberto Serpa Universidade do Vale do Itajaí
  • Ana Paula Bueno Centro Universitário Avantis – UniAvan
  • Patrícia Leme Dos Santos Centro Universitário Avantis – UniAvan

Palavras-chave:

Aprendizagem, Educação, Jogos e brincadeiras, Ludicidade, Prática pedagógica

Resumo

Esta pesquisa abre caminho para o debate entre aprendizagem e ludicidade no espaço de sala de aula, e que podem servir de estímulos para o processo ensino-aprendizagem. O objetivo geral é descrever a importância dos jogos e brincadeiras na educação, desde o infantil até os anos iniciais, pois, são formas de estimular o lado criativo e a autoconfiança, onde a criança compreende e entende o conceito de limites e regras, e que possivelmente permite à criança um melhor domínio da comunicação. Como método de análise foi adotada a análise descritiva e interpretativa a partir das experiências pessoas dos pesquisadores e dos achados da pesquisa (Stake, 2011). Como questão problema: Como os jogos e brincadeiras na Educação Infantil podem promover a aprendizagem escolar? Como conclusão, entendemos que os jogos e brincadeiras influenciam na vida escolar das crianças, principalmente no início da fase escolar que é a educação infantil, onde é o primeiro contato com a escola, os objetivos específicos demonstram que as atividades lúdicas auxiliam na adaptação de valores e regras que são essenciais para o processo escolar, brincar e aprender, desperta o interesse e a curiosidade.

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Publicado

22-04-2025