O ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: ABORDAGEM DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Corpo humano, Livro didática, Promoção da Saúde

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar os recursos pedagógicos utilizados pelos professores e as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum para o tema a abordagem do corpo humano nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O estudo é de abordagem mista, quali-quantitativa, sendo qualitativa na interpretação crítica das obras analisadas, bem como quantitativa nos indicadores para embasar o estudo, objetivando verificar como o corpo humano e a promoção da saúde são abordados pelos professores e quais recursos pedagógicos são utilizados. Para tanto, para coleta de dados foram aplicados questionários aos docentes e analisou-se a coleção dos livros didáticos escolhidos. Nos resultados observamos que, no cenário educacional atual, que inclui o uso crescente de tecnologia, revelou-se, após aplicação de questionários ao corpo docentes, que o livro didático continua sendo o recurso pedagógico mais amplamente utilizado nas salas de aula. O estudo também analisou os livros didáticos em uso, para investigar como o corpo humano e a promoção da saúde são abordados nos recursos pedagógicos. Verificou-se que, o livro didático é destinado a realização de exercícios pontuais e a exposição do tema é fisiológica e direcionada a informar ao leitor as partes que compõem o corpo humano e seus sistemas, apresentando seu funcionamento, mas não fazem correlação com fisiopatologias que podem comprometer a saúde por causa de rotinas alimentares e comportamentos não saudáveis. Conclui-se que, o ensino de ciências está distanciado da promoção da saúde, sendo necessário criar estratégias para que os recursos sejam utilizados de forma integrada com a finalidade de promover uma aprendizagem significativa.

 

Biografia do Autor

Bianca de Lima Maia, Universidade do Grande Rio Afya- Unigranrio

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá e graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professora coordenadora - COLETIVO ATELIÊ DOS JOVENS ESCRITORES, professora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e diretora da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias.

Artur Brandt, Unigranrio Afya

Possui doutorado em Biologia Computacional e Sistemas pela Fundação Oswaldo Cruz (2015), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), pós-graduação em Análise de Sistemas pela PUC-Rio (1991) e graduação em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1986). Atualmente é professor da FAETERJ-RIO - FAETEC - Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Univeritas - Grupo SER Educacional, lecionando disciplinas como: Álgebra Linear, Banco de Dados, Programação, Engenharia de Software, entre outras. Tem também experiência na área de gestão nas áreas de Tecnologia da Informação, Administração e Finança. Atualmente desenvolvendo projeto de utilização de computação de alto desempenho para simulação de dinâmica molecular de proteínas.

Downloads

Publicado

22-04-2025