O ENSINO DE CIÊNCIAS E SAÚDE: ABORDAGEM DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Corpo humano, Livro didática, Promoção da SaúdeResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar os recursos pedagógicos utilizados pelos professores e as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum para o tema a abordagem do corpo humano nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. O estudo é de abordagem mista, quali-quantitativa, sendo qualitativa na interpretação crítica das obras analisadas, bem como quantitativa nos indicadores para embasar o estudo, objetivando verificar como o corpo humano e a promoção da saúde são abordados pelos professores e quais recursos pedagógicos são utilizados. Para tanto, para coleta de dados foram aplicados questionários aos docentes e analisou-se a coleção dos livros didáticos escolhidos. Nos resultados observamos que, no cenário educacional atual, que inclui o uso crescente de tecnologia, revelou-se, após aplicação de questionários ao corpo docentes, que o livro didático continua sendo o recurso pedagógico mais amplamente utilizado nas salas de aula. O estudo também analisou os livros didáticos em uso, para investigar como o corpo humano e a promoção da saúde são abordados nos recursos pedagógicos. Verificou-se que, o livro didático é destinado a realização de exercícios pontuais e a exposição do tema é fisiológica e direcionada a informar ao leitor as partes que compõem o corpo humano e seus sistemas, apresentando seu funcionamento, mas não fazem correlação com fisiopatologias que podem comprometer a saúde por causa de rotinas alimentares e comportamentos não saudáveis. Conclui-se que, o ensino de ciências está distanciado da promoção da saúde, sendo necessário criar estratégias para que os recursos sejam utilizados de forma integrada com a finalidade de promover uma aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.