EDUCAÇÃO DOMICILIAR E NEOCONSERVADORISMO NAS PESQUISAS ACADÊMICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Marcus Vinícius dos Santos Silva Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Educação domiciliar, pesquisas acadêmicas, neoconservadorismo

Resumo

A educação domiciliar no Brasil consiste em uma prática de ensino a qual pais e/ou responsáveis assumem a responsabilidade de educar seus filhos e/ou tutelados no seio privado da família. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as pesquisas acadêmicas que versam sobre a educação domiciliar e sua relação com o neoconservadorismo no Brasil. Para que se chegasse aos resultados esperados, foi adotada uma pesquisa qualitativa a partir da pesquisa bibliográfica como procedimento de coleta e análise de dados. O corpus investigativo da pesquisa foi construído com base nos achados no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Portal de Periódicos da Capes e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2013 a 2022. Ao final da pesquisa constatou-se que pesquisas em volta da educação domiciliar no Brasil e sua relação com o neoconservadorismo ainda são escassas e carecem de mais pesquisas com o intuito de corroborar com os estudos já existentes sobre a temática e atualizá-los.

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Publicado

22-04-2025