PARA ALÉM DAS CORES PRIMÁRIAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Estágio docente, Educação Infantil, Intervenção pedagógica, Crianças bem pequenasResumo
Trata-se de um relato resultante da experiência vivenciada no contexto da disciplina Prática de Ensino e Estágio Docente na Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos, concluído no primeiro semestre de 2024 e que teve como campo uma instituição pública de Educação Infantil do município de São Carlos - SP. Nesse espaço, a atuação esteve voltada ao acompanhamento de uma turma de crianças entre 2 e 3 anos de idade e das professoras de referência, buscando perceber e interpretar — a partir de uma postura observadora e participativa e apoiando-se nas orientações e estudos coletivos de documentos e bibliografias da área da Educação Infantil realizados nas aulas teóricas da disciplina — as expressões, movimentações, relações e práticas empreendidas. Assim, objetiva-se compartilhar o que se fez mais marcante no estágio: o lugar da literatura infantil na rotina da turma e a intervenção pedagógica realizada considerando o tema das cores primárias e o interesse das crianças por objetos. Infere-se que a experiência oportunizou o alargamento da visão quanto à docência com crianças bem pequenas e reforçou a importância do constante fazer e refazer docente, que encontra no exercício de um olhar apurado das manifestações infantis pistas sobre qual caminho seguir.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.