GESTÃO DEMOCRÁTICA E A DIALOGICIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE (1921-1997)
Resumo
Este artigo apresenta discussões sobre os princípios da Gestão Democrática na Escola a partir das contribuições do pensamento de Paulo Freire (1921-1997) de modo a caracterizar a Gestão Democrática em seus aspectos políticos e educacionais e a importância do diálogo e da participação democrática da comunidade escolar e local no ambiente escolar. A pesquisa de caráter bibliográfico, documental e de natureza qualitativa fundamentou-se nas leis que regem a Gestão Democrática, como a Constituição Federal do Brasil de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n. 9.394/1996, nas obras de Paulo Freire e em textos que abordam o pensamento pedagógico freiriano. A compreensão dos princípios da Gestão Democrática na Escola contribui para o fortalecimento da consciência crítica sobre a realidade escolar, possibilitando à escola promover um espaço democrático, dialógico e articulador de decisões coletivas. A gestão com base no princípio do diálogo, conceituado por Paulo Freire, possibilita a autonomia, a comunicação, a descentralização nas decisões, a troca de experiências e a criação de estratégias na resolução de desafios e conflitos do cotidiano escolar. O diálogo, portanto, constitui-se um caminho indispensável na construção da conscientização do fazer político e ação social na gestão democrática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.