GESTÃO DEMOCRÁTICA E A DIALOGICIDADE: CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE (1921-1997)

Autores

  • Cristiane Silva Melo UEM
  • Erica Priscila Moura UEM

Resumo

Este artigo apresenta discussões sobre os princípios da Gestão Democrática na Escola a partir das contribuições do pensamento de Paulo Freire (1921-1997) de modo a caracterizar a Gestão Democrática em seus aspectos políticos e educacionais e a importância do diálogo e da participação democrática da comunidade escolar e local no ambiente escolar. A pesquisa de caráter bibliográfico, documental e de natureza qualitativa fundamentou-se nas leis que regem a Gestão Democrática, como a Constituição Federal do Brasil de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira n. 9.394/1996, nas obras de Paulo Freire e em textos que abordam o pensamento pedagógico freiriano. A compreensão dos princípios da Gestão Democrática na Escola contribui para o fortalecimento da consciência crítica sobre a realidade escolar, possibilitando à escola promover um espaço democrático, dialógico e articulador de decisões coletivas. A gestão com base no princípio do diálogo, conceituado por Paulo Freire, possibilita a autonomia, a comunicação, a descentralização nas decisões, a troca de experiências e a criação de estratégias na resolução de desafios e conflitos do cotidiano escolar. O diálogo, portanto, constitui-se um caminho indispensável na construção da conscientização do fazer político e ação social na gestão democrática.

Biografia do Autor

Cristiane Silva Melo, UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Erica Priscila Moura , UEM

Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

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Publicado

22-04-2025