AS MINÚCIAS DA VIDA COTIDIANA E O FAZER-FAZENDO DA DOCÊNCIA: DILEMAS E DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Altino José Martins Filho Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/PPGE), Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED)
  • Lourival José Martins Filho Professor Titular de Alfabetização e Produção Textual na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Resumo

O presente artigo constitui-se de reflexões analíticas e propositivas de pesquisas que caminham por uma crítica em relação ao fazer-fazendo da docência com crianças desde bebês em contextos de Educação Infantil. Apresenta como objetivo principal investigar, interpretar e descrever as diferentes minúcias nos meandros das rotinas cotidianas, olhando e percebendo a realidade da escola com base na perspectiva da Sociologia da Vida Cotidiana Machado Pais (1986; 1993; 2003) e dos estudos da Pedagogia da Infância realizados por Barbosa (2001; 2009; 2010) e Martins Filho (2010; 2013; 2024; 2023). Em um terceiro momento, trazemos apontamentos que consideram o cotidiano e as rotinas como categorias centrais da docência nesta primeira etapa da Educação Básica, os quais em nossas análises se apresentam em volta de dilemas e desafios para pensar e fazer a escola contemporânea com crianças desde bebês.

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho, Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/PPGE), Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em História (UFSC) e Pedagogia (UNINOVE). Especialista em História Social (UDESC). Pós-Doutorado pela Universidade do Minho em Portugal (2015) e pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) com bolsa PNPD da CAPES/Brasil (2019-2020) com estágio supervisionado na Itália em Reggio Emília e San Miniato. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/PPGE), Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED), atuando como coordenador no Laboratório e Núcleo de Pesquisa em Didática e Formação Docente (NAPE/UDESC/CNPq). Professor de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis/PMF de 1990/2022 na Secretaria de Educação/SME.

Lourival José Martins Filho, Professor Titular de Alfabetização e Produção Textual na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Teologia com ênfase em Educação e Religião pela Escola Superior de Teologia - EST/RS. Mestre em Educação e Cultura (UDESC); Pedagogo (UDESC); Especialista em Alfabetização (UDESC); Pós-Doutorado em Educação e Religião na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação - SEB/MEC. Professor Titular de Alfabetização e Produção Textual na Faculdade de Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Coordenador da Linha de Pesquisa Alfabetização e Políticas Curriculares no Laboratório e Núcleo de Pesquisa Didática e Formação Docente (NAPE/UDESC/CNPq).

Downloads

Publicado

03-12-2024