AS MINÚCIAS DA VIDA COTIDIANA E O FAZER-FAZENDO DA DOCÊNCIA: DILEMAS E DESAFIOS DA ESCOLA CONTEMPORÂNEA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O presente artigo constitui-se de reflexões analíticas e propositivas de pesquisas que caminham por uma crítica em relação ao fazer-fazendo da docência com crianças desde bebês em contextos de Educação Infantil. Apresenta como objetivo principal investigar, interpretar e descrever as diferentes minúcias nos meandros das rotinas cotidianas, olhando e percebendo a realidade da escola com base na perspectiva da Sociologia da Vida Cotidiana Machado Pais (1986; 1993; 2003) e dos estudos da Pedagogia da Infância realizados por Barbosa (2001; 2009; 2010) e Martins Filho (2010; 2013; 2024; 2023). Em um terceiro momento, trazemos apontamentos que consideram o cotidiano e as rotinas como categorias centrais da docência nesta primeira etapa da Educação Básica, os quais em nossas análises se apresentam em volta de dilemas e desafios para pensar e fazer a escola contemporânea com crianças desde bebês.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.