VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS SOBRE A CULTURA JAPONESA, AFRICANA E INDÍGENA PARA BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS: PERSPECTIVAS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma série de vivências destinadas a bebês e crianças bem pequenas propostas em duas turmas de uma instituição de Educação Infantil. As propostas foram desenvolvidas com enfoque étnico-racial, propiciadas a partir das propiciadas das sublimes narrativas dessas crianças e com o objetivo de reconhecimento e valorização das culturas indígena, japonesa e africana. As atividades ocorreram no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de São Carlos (CAU/UFSCar) entre os meses de setembro e novembro de 2024. Sob a supervisão da segunda e da terceira autora, a primeira autora, estagiária na unidade de Educação Infantil, planejou e implementou vivências coletivas que promoveram o contato com as diferentes culturas. O objetivo principal foi explorar o acesso a essas culturas, por meio de vivências artísticas, com vistas ao reconhecimento e à valorização delas como parte constituinte das identidades presentes nas turmas. O desenvolvimento das vivências envolveu as etapas de planejamento, execução e revisão subsequente das mesmas propostas. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem qualitativa, com registros pictográficos das experiências realizadas. Os resultados indicam que bebês e crianças bem pequenas mostraram entusiasmo e interesse em vivenciar diferentes culturas. Além disso, os dados obtidos demonstram as possibilidades e potencialidades das vivências na valorização da diversidade cultural desde tenra idade.
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