VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS SOBRE A CULTURA JAPONESA, AFRICANA E INDÍGENA PARA BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS: PERSPECTIVAS ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Vivian Bianca Inácio Matioli Universidade Federal de São Carlos
  • Julia Yoko Tachikawa de Oliveira Universidade Federal de São Carlos
  • Mara Silvia Aparecida Nucci Morassutti Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma série de vivências destinadas a bebês e crianças bem pequenas propostas em duas turmas de uma instituição de Educação Infantil. As propostas foram desenvolvidas com enfoque étnico-racial, propiciadas a partir das propiciadas das sublimes narrativas dessas crianças e com o objetivo de reconhecimento e valorização das culturas indígena, japonesa e africana. As atividades ocorreram no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de São Carlos (CAU/UFSCar) entre os meses de setembro e novembro de 2024. Sob a supervisão da segunda e da terceira autora, a primeira autora, estagiária na unidade de Educação Infantil, planejou e implementou vivências coletivas que promoveram o contato com as diferentes culturas. O objetivo principal foi explorar o acesso a essas culturas, por meio de vivências artísticas, com vistas ao reconhecimento e à valorização delas como parte constituinte das identidades presentes nas turmas. O desenvolvimento das vivências envolveu as etapas de planejamento, execução e revisão subsequente das mesmas propostas. Metodologicamente, este estudo adota uma abordagem qualitativa, com registros pictográficos das experiências realizadas. Os resultados indicam que bebês e crianças bem pequenas mostraram entusiasmo e interesse em vivenciar diferentes culturas. Além disso, os dados obtidos demonstram as possibilidades e potencialidades das vivências na valorização da diversidade cultural desde tenra idade.

Biografia do Autor

Vivian Bianca Inácio Matioli, Universidade Federal de São Carlos

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos

Julia Yoko Tachikawa de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos

Mara Silvia Aparecida Nucci Morassutti, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos

Downloads

Publicado

03-12-2024