A PRESENÇA DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONEXÃO POSSÍVEL
Resumo
Para a criança, a natureza é um recurso de beleza, diversão, relaxamento e exercício físico. É importante reconhecer que todas as pessoas, incluindo as gerações futuras, têm as mesmas oportunidades e igual acesso a esse recurso. Ajudar as crianças a desenvolver seu entendimento da natureza é um componente importante em educação infantil. A educação deveria dar às crianças o conhecimento, os valores, os desejos e as habilidades para tomar decisões, motivando um futuro sustentável. Para alcançar isso, as crianças desde a educação infantil deveriam ter oportunidades de aprender e sentir a diversidade das pessoas e culturas, assim como da natureza, e dessa forma aprender a respeitar a natureza e a comunidade. As crianças também deveriam entender como nossa vida depende dos recursos da natureza e reconhecer a importância de encontrar novas maneiras de usar esses recursos sabiamente, assegurando acesso a eles para as gerações presente e futura. Este artigo apresenta a possível relação curricular entre educação infantil com a natureza, destacando o eixo brincar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.