A PRESENÇA DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONEXÃO POSSÍVEL

Autores

  • Vera Melis
  • Valéria Gonçales Andreetto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-USP)

Resumo

Para a criança, a natureza é um recurso de beleza, diversão, relaxamento e exercício físico. É importante reconhecer que todas as pessoas, incluindo as gerações futuras, têm as mesmas oportunidades e igual acesso a esse recurso. Ajudar as crianças a desenvolver seu entendimento da natureza é um componente importante em educação infantil. A educação deveria dar às crianças o conhecimento, os valores, os desejos e as habilidades para tomar decisões, motivando um futuro sustentável. Para alcançar isso, as crianças desde a educação infantil deveriam ter oportunidades de aprender e sentir a diversidade das pessoas e culturas, assim como da natureza, e dessa forma aprender a respeitar a natureza e a comunidade. As crianças também deveriam entender como nossa vida depende dos recursos da natureza e reconhecer a importância de encontrar novas maneiras de usar esses recursos sabiamente, assegurando acesso a eles para as gerações presente e futura. Este artigo apresenta a possível relação curricular entre educação infantil com a natureza, destacando o eixo brincar.

Biografia do Autor

Vera Melis

Pedagoga, Mestre em Educação (Houston), Doutora em Administração (Mackenzie) e Pós-Doutorado em Infância (Itália). Especialista em espaços e pesquisadora na área da infância e formação de professores.

Valéria Gonçales Andreetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-USP)

Mestre em Políticas Públicas (Unicamp), Doutoranda em Currículo (PUC-SP), especialista na abordagem Reggiana, pesquisadora da infância e diretora-geral das Escolas Il Sole e Jardim dos Pequenitos (SA-SP).

Downloads

Publicado

03-12-2024