PERCEPÇÕES DA ESCOLA DAS JUVENTUDES ESCOLARIZADAS DE IGREJINHA (RS)

Autores

Palavras-chave:

Juventudes, Jovens, Percepções, Escola, Educação

Resumo

As juventudes, enquanto categoria plural e diversa, ocupam lugar central no debate sobre educação, especialmente diante de mudanças sociais, culturais e econômicas que desafiam a escola contemporânea. Este estudo investigou as relações de jovens de Igrejinha (RS) a escola em que estudam, explorando suas percepções sobre o espaço escolar e as dinâmicas sociais nele presentes. Utilizando abordagem descritiva e delineamento de estudo de caso, foram aplicados questionários estruturados a 33 estudantes de 17 a 20 anos de uma escola pública estadual de Ensino Médio do município. Os dados apontam que a maioria dos jovens, predominantemente de 18 anos, estuda à noite e trabalha, sobretudo no setor de serviços e na indústria calçadista local. Os jovens valorizam a escola como espaço de aprendizado, amizades e alimentação essencial, especialmente para trabalhadores do turno noturno, mas também destacam limitações estruturais e de recursos. Questões como desigualdades raciais na conclusão do Ensino Médio e diversidade de gênero foram evidenciadas, junto à alta taxa de estudantes trabalhadores, acima da média nacional. As percepções dos jovens demonstram a relevância da escola como espaço educativo e socializador, mas também como palco de desafios significativos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, UFRGS

Doutor em Educação. Licenciado e Mestre em Geografia. Professor do Departamento de Humanidades da UFRGS.

Rafael Henke, UFRGS

Licenciado em Geografia pela UFRGS.

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Publicado

14-12-2025