AVENTURAS LITERÁRIAS: VIAGEM AO UNIVERSO DA LEITURA E DA ESCRITA
Resumo
O presente Relato "Aventuras Literárias: Viagem ao Universo da Leitura e da Escrita" aborda a importância do letramento na educação infantil, destacando seu papel no desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas e sociais das crianças. O objetivo central foi implementar práticas pedagógicas de letramento e alfabetização alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), integrando temáticas contemporâneas e múltiplas linguagens. A metodologia incluiu a leitura compartilhada, dinâmicas como a "sacola viajante", a "caixa alfabética surpresa", a criação, a escrita e a ilustração de histórias e a publicação de um livro pelas crianças, tendo a professora atuado como mediadora; além disso, também foram utilizados recursos digitais, promovendo a participação ativa das crianças e a colaboração familiar. Com embasamento teórico em autores como Kleiman e Soares, a proposta enfatizou a distinção entre alfabetização e letramento, este último focado na perspectiva social da escrita e leitura. Os resultados demonstraram que a integração da literatura infantil às práticas pedagógicas estimula o prazer pela leitura, amplia o vocabulário e fortalece a capacidade de interpretação crítica. Concluiu-se que projetos de letramento, ao aliarem diversão e aprendizagem, contribuem significativamente para o desenvolvimento integral das crianças, consolidando a leitura e a escrita como ferramentas transformadoras na sociedade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.