SENSAÇÕES, EMOÇÕES E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR COM ÁGUA NA FORMAÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana de Marco Secretaria Municipal de Educação (SME), Prefeitura Municipal de São Carlos
  • Maria Eunice da Silva Secretaria Municipal de Educação (SME), Prefeitura Municipal de São Carlos
  • Regiane Ângela Carriel Rossi Secretaria Municipal de Educação (SME), Prefeitura Municipal de São Carlos

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma prática pedagógica realizada com a turma Fase 2 de uma instituição de Educação Infantil, em São Carlos-SP, composta por crianças de dois anos. As atividades envolvem brincadeiras com água, promovendo momentos de descobertas sensoriais, socialização e desenvolvimento emocional. Durante as vivências, os pequenos exploraram sensações como quentes, frias, úmidas e secas, enquanto interagiam com colegas, resolviam conflitos e construíam vínculos afetivos. A prática foi feita com base no reconhecimento do brincar como um direito essencial da criança e um caminho para a formação de valores humanos, como empatia, solidariedade e respeito às diferenças. Inspirada por autores como Paulo Freire, Sonia Kramer e Boaventura de Sousa Santos, a experiência integra o lúdico e o sensorial às vivências de Direitos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de sua cidadania. O relato evidencia como práticas simples e planejadas podem promover aprendizagens significativas, reforçando a importância da valorização do brincar e da convivência em um ambiente inclusivo e acolhedor.

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Publicado

22-04-2025