SENSAÇÕES, EMOÇÕES E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DO BRINCAR COM ÁGUA NA FORMAÇÃO DE VALORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este relato de experiência apresenta uma prática pedagógica realizada com a turma Fase 2 de uma instituição de Educação Infantil, em São Carlos-SP, composta por crianças de dois anos. As atividades envolvem brincadeiras com água, promovendo momentos de descobertas sensoriais, socialização e desenvolvimento emocional. Durante as vivências, os pequenos exploraram sensações como quentes, frias, úmidas e secas, enquanto interagiam com colegas, resolviam conflitos e construíam vínculos afetivos. A prática foi feita com base no reconhecimento do brincar como um direito essencial da criança e um caminho para a formação de valores humanos, como empatia, solidariedade e respeito às diferenças. Inspirada por autores como Paulo Freire, Sonia Kramer e Boaventura de Sousa Santos, a experiência integra o lúdico e o sensorial às vivências de Direitos Humanos, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e para a construção de sua cidadania. O relato evidencia como práticas simples e planejadas podem promover aprendizagens significativas, reforçando a importância da valorização do brincar e da convivência em um ambiente inclusivo e acolhedor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.