FRACASSO ESCOLAR: MUITOS CULPADOS E POUCAS SOLUÇÕES
Resumo
Este artigo, de caráter descritivo-interpretativo, busca definir, contextualizar e discutir sobre o fracasso escolar dentro das unidades escolares e suas causas. Inicialmente buscou-se definir o fracasso ou insucesso escolar e dessa forma trazer e relatar diferentes meios pelos quais ele se manifesta dentro das escolas. Vale ressaltar que o fracasso não acontece somente dentro do ambiente escolar, mas muitas vezes dentro de casa, da vida cotidiana, durante uma brincadeira com colegas na rua ou mesmo por conta de pressão sofrida pela criança por parte dos adultos com os quais ela convive. Dessa forma, acorda-se com Charles Hadji (2012), que o fracasso escolar se refere ao oposto ao êxito dos alunos. Contudo dessa falta de êxito não se resume unicamente ao contexto escolar. Há três tipos da origem desse fracasso: o meramente escolar, o social e o pessoal. A partir de uma revisão bibliográfica, nota-se que as experiências acompanhadas pelas autoras Carvalho e Cruz (2017), exemplificam as diferentes formas de se perceber o fracasso de um aluno e a forma como esse é encarado e suprido por um conjunto de fatores que estão ao redor da criança no decorrer de sua vida acadêmica, desde a educação básica, até o ensino médio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.