A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) E OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE REFLEXIVA
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar, compreender e refletir sobre a Inteligência Artificial (IA) no trabalho e na formação dos professores de matemática, incluindo os aspectos da formação de alunos e dos docentes (formação acadêmica e formação continuada), das práticas pedagógicas, de interação, de intervenção de relações e ações dos saberes educativos com as novas tecnologias. Sabe-se que as tecnologias estão cada vez mais presente na sociedade e em diferentes situações e profissões. Por isso, pretende-se compreender como esses avanços tem colaborado ou modificado com as práticas do professor de matemática a partir do uso da IA. Utilizou-se como referencial teórico as ideias de Chaiklin (2014) com as concepções histórico-cultural. O caminho metodológico adotado foi a revisão bibliográfica com análise de artigos obtidos no Portal de Periódicos da Capes, entre os anos de 2022 e 2025. A seleção de datas foi realizada em decorrência da temática recente. Espera-se com essa pesquisa colaborar e proporcionar debates atuais sobre o uso de tecnologias na formação e na prática do professor de matemática.
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