FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES: PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA (PHM)

Autores

  • Micheli Fernanda Machado Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos

Resumo

O Programa Híbrido de Mentoria (PHM) teve financiamento da FAPESP na modalidade Ensino Público. Desenvolveu-se como uma pesquisa-intervenção na perspectiva construtivo-colaborativa. O caráter híbrido permitiu articular atividades presenciais e à distância, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), na Plataforma Moodle, no Portal dos Professores da UFSCar no período de 2017 a 2020. No PHM, professoras experientes com mais de dez anos de experiência (mentoras), auxiliavam professores iniciantes (com até cinco anos de experiência) em suas necessidades formativas para superar ou minimizar as dificuldades encontradas no contexto escolar. Por meio de práticas colaborativas entre pares e a participação em processos reflexivos, em que puderam repensar a própria prática, o PHM contribuiu no desenvolvimento profissional de docentes bem-sucedidos, reflexivos e autônomos. Destaca-se, ainda, a importância de programas como o PHM como subsídio para a elaboração de políticas públicas que possam contribuir para o apoio aos iniciantes, bem como a aprendizagem da docência ao longo da carreira.

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Publicado

22-04-2025