FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIANTES: PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA (PHM)
Resumo
O Programa Híbrido de Mentoria (PHM) teve financiamento da FAPESP na modalidade Ensino Público. Desenvolveu-se como uma pesquisa-intervenção na perspectiva construtivo-colaborativa. O caráter híbrido permitiu articular atividades presenciais e à distância, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), na Plataforma Moodle, no Portal dos Professores da UFSCar no período de 2017 a 2020. No PHM, professoras experientes com mais de dez anos de experiência (mentoras), auxiliavam professores iniciantes (com até cinco anos de experiência) em suas necessidades formativas para superar ou minimizar as dificuldades encontradas no contexto escolar. Por meio de práticas colaborativas entre pares e a participação em processos reflexivos, em que puderam repensar a própria prática, o PHM contribuiu no desenvolvimento profissional de docentes bem-sucedidos, reflexivos e autônomos. Destaca-se, ainda, a importância de programas como o PHM como subsídio para a elaboração de políticas públicas que possam contribuir para o apoio aos iniciantes, bem como a aprendizagem da docência ao longo da carreira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.