A Pedagogia no Divã: a Educação e a Psicanálise de mãos dadas na busca pela emancipação dos educandos
Resumo
Marcado por um sentimento aversivo, o magistério carrega desde suas origens a imagem de profissão desvalorizada, mas tal fato não se deve apenas à remuneração irrisória de seus profissionais. A turbulenta trajetória profissional acabou por tatuar na docência uma característica de inacessibilidade e frieza, que faz com que estudantes e os próprios profissionais da área educacional sintam aversão pela profissão de ensinar. Quais seriam, porém, os motivos de tantos professores se tornarem inacessíveis perante os educandos? Este artigo procura compreender – por meio da Psicanálise, da Teoria Crítica e de comunidades virtuais do Orkut que tecem críticas ao professorado – os motivos do enclausuramento daquilo que se sente em prol de uma blindagem emocional adotada por muitos educadores e quão importante pode ser, para o processo de ensino e aprendizagem, a inversão dessa situação, com a conseqüente expressão dos medos e dúvidas, e o ato de assumir-se como um ser humano por parte dos professores.Publicado
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