A Pedagogia no Divã: a Educação e a Psicanálise de mãos dadas na busca pela emancipação dos educandos

Autores

  • Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Marcado por um sentimento aversivo, o magistério carrega desde suas origens a imagem de profissão desvalorizada, mas tal fato não se deve apenas à remuneração irrisória de seus profissionais. A turbulenta trajetória profissional acabou por tatuar na docência uma característica de inacessibilidade e frieza, que faz com que estudantes e os próprios profissionais da área educacional sintam aversão pela profissão de ensinar. Quais seriam, porém, os motivos de tantos professores se tornarem inacessíveis perante os educandos? Este artigo procura compreender – por meio da Psicanálise, da Teoria Crítica e de comunidades virtuais do Orkut que tecem críticas ao professorado – os motivos do enclausuramento daquilo que se sente em prol de uma blindagem emocional adotada por muitos educadores e quão importante pode ser, para o processo de ensino e aprendizagem, a inversão dessa situação, com a conseqüente expressão dos medos e dúvidas, e o ato de assumir-se como um ser humano por parte dos professores.

Biografia do Autor

Ana Helena Ribeiro Garcia de Paiva Lopes, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa "Teoria Crítica e Educação". Concluiu em 2010 sua pesquisa de Iniciação Científica ("Meu professor é demais!": quando os alunos elogiam os professores nas comunidades virtuais do Orkut), que contou com orientação do Professor Doutor Antônio Álvaro Soares Zuin e financiamento do CNPq.

Publicado

28-05-2012

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Artigos