GESTÃO DEMOCRÁTICA E OS CONSELHOS ESCOLARES: PERSPECTIVAS ATUAIS APÓS MUDANÇAS NA LDB
Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender a importância da gestão democrática e participativa na escola, bem como a Lei nº 14.644 – 02/08/2023, que muda a LDB nº 9394/96, ao trata dos conselhos escolares e os fóruns para esse colegiado. Refletir sobre a concepção de gestão democrática, baseada no princípio de que o conselho escolar é indispensável para ocorrer a participação nos processos decisórios da unidade escolar. Concluiu-se que um processo democrático não se efetiva por Leis, decretos, portarias ou resolução, mas a parte legislativa é de suma importância para auxiliar em mudanças de atitudes, uma conjunção que resulta em novas concepções sobre gestão democrática e participação. Isso nos faz pensar que há muitos obstáculos a serem enfrentados com vistas à democratização da gestão democrática nas escolas públicas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos da Pedagogia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.