DESAFIOS DA GESTÃO NA ESCOLA: CLIMA ESCOLAR E PRÁTICAS DEMOCRÁTICAS

Autores

  • Heloíse Murgo de Godoy Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Resumo

O seguinte artigo apresenta uma análise referente aos desafios da gestão escolar no fortalecimento da relação entre juventudes, clima escolar e práticas democráticas na educação contemporânea. A discussão se baseia em referenciais teóricos nacionais e internacionais, destacando as implicações das demandas burocráticas e das plataformas digitais, típicas da Nova Gestão Pública (NGP), nas dinâmicas escolares. Argumenta-se que a valorização das juventudes, por meio de práticas participativas, é essencial para transformar a escola em um espaço de pertencimento e emancipação social, em especial em contextos de vulnerabilidade social. Por fim, é discutido a formação continuada de professores e gestores como fator crucial para a superação desses desafios e ela deve ser pautada em princípios democráticos, abordando temas como mediação de conflitos, gestão participativa e promoção da igualdade, preparando os professores para atuarem como articuladores de uma educação transformadora e emancipatória.

Biografia do Autor

Heloíse Murgo de Godoy, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil

Graduanda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, heloisemurgo@gmal.com

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Publicado

07-09-2025