A APLICABILIDADE DE SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO DA ARITMÉTICA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esse relato de pesquisa apresenta registros e procedimentos que estudantes utilizaram para representar as operações aritméticas. Participaram 23 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escola municipal localizada em Formosa-GO e duas estudantes do curso de pedagogia, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Realizou-se intervenções pedagógicas durante seis encontros semanais com 1h30 de duração. Esses encontros foram em forma de oficina. Foram encontrados em uma mesma sala de aula, alunos que realizaram diferentes formas de registros. Algumas crianças utilizaram marcas de contagem em forma de riscos que iam assinalando à medida que contavam, outras representaram os números com bolinhas. Apareceram diferentes formas de agrupamentos e um número bem menor de estudantes utilizou o algoritmo convencional. Todos os 23 estudantes sabiam utilizar a forma convencional do algoritmo, contudo as diferentes formas de registro verificadas indicam que nem todos os estudantes compreendiam as noções subjacentes. O conhecimento dos estudantes quanto às operações com o algoritmo convencional demonstrou pouca articulação entre o fazer e o compreender.Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.