A APLICABILIDADE DE SITUAÇÃO-PROBLEMA NO ENSINO DA ARITMÉTICA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • SONIA BESSA Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • JÉSSICA SILVA DE SOUSA Universidade Estadual de Goiás
  • KAROLAYNE RODRIGUES PINHEIRO Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Esse relato de pesquisa apresenta registros e procedimentos que estudantes utilizaram para representar as operações aritméticas. Participaram 23 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de escola municipal localizada em Formosa-GO e duas estudantes do curso de pedagogia, bolsistas do Programa de Iniciação à Docência - PIBID. Realizou-se intervenções pedagógicas durante seis encontros semanais com 1h30 de duração. Esses encontros foram em forma de oficina. Foram encontrados em uma mesma sala de aula, alunos que realizaram diferentes formas de registros. Algumas crianças utilizaram marcas de contagem em forma de riscos que iam assinalando à medida que contavam, outras representaram os números com bolinhas. Apareceram diferentes formas de agrupamentos e um número bem menor de estudantes utilizou o algoritmo convencional. Todos os 23 estudantes sabiam utilizar a forma convencional do algoritmo, contudo as diferentes formas de registro verificadas indicam que nem todos os estudantes compreendiam as noções subjacentes. O conhecimento dos estudantes quanto às operações com o algoritmo convencional demonstrou pouca articulação entre o fazer e o compreender.

Biografia do Autor

SONIA BESSA, Universidade Estadual de Goiás - UEG

SONIA BESSA é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, pós-doutora pela Universidade Federal do Triangulo Mineiro UFTM. Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Goiás. UEG. Realiza pesquisa na área de Educação Matemática e Educação econômica. Coordenadora do PIBID - Programa de Iniciação a Docência desde 2010. Desenvolve junto ao PIBID a pesquisa: Alfabetização matemática nas séries iniciais: Construção das estruturas aditivas e multiplicativas Artigos publicados: 1) BESSA, Sônia; COSTA, V. G. . Jogo sempre 12: opção à compreensão das operações aritméticas. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, v. 8, p. 36-65, 2016. 2) BESSA, Sonia. Compreensão econômica de estudantes entre 10 e 15 anos. Psicol. Soc., ago 2014, v.26, nº 2, p. 410-419. 3) BESSA, Sônia . Familia e escola pública: contribuições familiares para o êxito escolar. Revista Educação em Questão (UFRN. Impresso), v. 44, p. 62-87, 2013. EMAIL: soniabessa@gmail.com

JÉSSICA SILVA DE SOUSA, Universidade Estadual de Goiás

graduanda do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista do PIBID-Programa de Iniciação a Docência. Email: jessicagehlhaar@gmail.com

KAROLAYNE RODRIGUES PINHEIRO, Universidade Estadual de Goiás

graduanda do 7º semestre do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista do PIBID-Programa de Iniciação a Docência. Email: karolayne411@hotmail.com

Publicado

11-07-2018

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)