UM OLHAR SOBRE AS SITUAÇÕES DE LEITURA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE VILHENA - RO
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre espaços e situações de leitura que acontecem em uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Vilhena, Rondônia. Procuramos analisar as situações de leitura bem como conhecer e analisar os materiais disponíveis às crianças na escola investigada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e o objeto de análise foram os materiais e as situações de leitura disponíveis na escola. Para a obtenção dos dados, foram utilizadas observação e análise documental. As observações foram registradas em caderno de campo e em fotografias dos momentos e espaços de leitura. Evidencia-se, neste trabalho, a importância da leitura na Educação Infantil e a sua influência na aquisição, de forma prazerosa, da leitura e da escrita. Os dados obtidos mostram que as situações e os materiais oferecidos aos alunos podem influenciar positivamente e incutir encantamento e gosto pela leitura. Daí a necessidade de um espaço criativo, atraente, dinâmico e interessante, no qual a leitura aconteça de forma espontânea entre as crianças.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.