UM OLHAR SOBRE AS SITUAÇÕES DE LEITURA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE VILHENA - RO

Autores

  • Kelly Jessie Queiroz Penafiel Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Vanusa de Oliveira Sousa Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre espaços e situações de leitura que acontecem em uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Vilhena, Rondônia. Procuramos analisar as situações de leitura bem como conhecer e analisar os materiais disponíveis às crianças na escola investigada. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e o objeto de análise foram os materiais e as situações de leitura disponíveis na escola. Para a obtenção dos dados, foram utilizadas observação e análise documental. As observações foram registradas em caderno de campo e em fotografias dos momentos e espaços de leitura. Evidencia-se, neste trabalho, a importância da leitura na Educação Infantil e a sua influência na aquisição, de forma prazerosa, da leitura e da escrita. Os dados obtidos mostram que as situações e os materiais oferecidos aos alunos podem influenciar positivamente e incutir encantamento e gosto pela leitura. Daí a necessidade de um espaço criativo, atraente, dinâmico e interessante, no qual a leitura aconteça de forma espontânea entre as crianças.

Biografia do Autor

Kelly Jessie Queiroz Penafiel, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Histórico-Cultural na Sala de Aula (GEPSA) e do Grupo de Estudos em Cultura, Educação e Infância (EnlaCEI), ambos da FaE/UFMG. Graduada em Pedagogia (2009) e mestre em Psicologia (2012) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com estágio sanduíche na Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e em Alfabetização e Letramento pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Integrante do Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP) na linha de pesquisa Psicologia e Aprendizagem Escolar. Participou do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação na Amazônia (GEPPEA). Tem experiência em estudos e pesquisas no campo da Educação e da Psicologia Escolar, investigando principalmente os processos de escolarização, alfabetização, letramento, sucesso e fracasso escolar e medicalização da educação. Atualmente é professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campi Vilhena, na área de ensino-aprendizagem.

Vanusa de Oliveira Sousa, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

06-12-2019