INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E SETORES DA SOCIEDADE CIVIL REFLEXÕES SOBRE VIOLÊNCIA ESCOLAR
Resumo
Este artigo objetivou averiguar como as diferentes instituições e setores da sociedade civil (Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, Secretarias de Educação, OAB) discutem, publicamente, sobre a violência no ambiente escolar e que propostas oferecem para coibi-la. O evento motivador dessa investigação foi a realização de uma audiência pública, requerida por um vereador de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Em função de episódios de violência ocorridos em uma escola pública estadual cabia à instituição promover um debate sobre o tema. O artigo pretende abordar alguns caminhos teóricos para a definição do que viria a ser a violência simbólica. Com os relatos das diferentes personalidades da sociedade civil que participaram da audiência púbica e com a reflexão teórico-crítica de discursos – o que cada instituição ou entidade da sociedade civil entende por violência escolar e quais propostas formulam para debatê-la – realizamos uma pesquisa exploratória com duas categorias de análise: o que se entende por violência na escola e as propostas de como resolver essa questão por meio de ações efetivas, partindo das realidades sociais dos sujeitos da sociedade civil que se propõem a opinar sobre a temática. Palavras-chave: Violência escolar; audiência pública; sociedade civil.Downloads
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