OS JOGOS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Ana Maria Ferreira Silva
  • Vânia Machado dos Santos
  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Resumo

A Matemática deve ser vista pelo aluno como um conhecimento do seu raciocínio, de sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação, daí a importância dos jogos na alfabetização matemática. Eles apresentam elementos de ludicidade, de desafio que atraem e encantam as crianças além de promover uma aprendizagem mais significativa. Sendo assim, a partir deste relato de experiência pretendese refletir sobre a influência dos jogos como auxiliadores no processo de aprendizagem na alfabetização matemática, tendo em vista que, a educação por meio de jogos tem se tornado uma estratégia metodológica bastante pesquisada, utilizada e abordada sobre vários aspectos. Não existe ensino sem que ocorra a aprendizagem e, esta, acontece pela transformação, pela ação mediadora do professor no processo de busca do conhecimento do seu aluno. Assim, o jogo ganha espaço como ferramenta ideal de aprendizagem, na medida em que propõe estímulo ao interesse do aluno. Palavras-chave: Alfabetização matemática. Aprendizagem. Jogos. Ludicidade.

Downloads

Publicado

30-08-2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências