A NOÇÃO BOURDIEUSIANA DE CAMPO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA PENSAR UMA HISTÓRIA DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL

Autores

Resumo

O artigo apresenta discussão teórica de referencial que fundamentou pesquisa cujo objetivo foi analisar a configuração do campo científico brasileiro da avaliação educacional durante a década de 1980. O quadro teórico foi construído a partir de revisão de literatura nas produções do sociólogo francês Pierre Bourdieu e sua discussão em torno de seu conceito de campo, campo científico e intelectual. A síntese realizada enfatiza como a noção de campo elaborada pelo autor pode auxiliar nossa reflexão em torno da historicidade do campo da avaliação educacional no Brasil, apresentando elementos que consideram os agentes que fazem parte desse campo, os interesses específicos que demarcam o campo e os conflitos decorrentes da manutenção ou transformação desse campo.

Biografia do Autor

Regilson Maciel Borges, Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com pós-doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

José Carlos Rothen, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com pós-doutorado pela Université de Strasbourg (UNISTRA, França).

Downloads

Publicado

31-07-2019

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2