O DIREITO À EDUCAÇÃO E SUA EFETIVAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO DAS CRIANÇAS DE ZERO A CINCO ANOS DA COMUNIDADE DE MUSELO, INDAIABIRA- MG
Resumo
O presente artigo visa a discutir a efetivação do direito à educação infantil na comunidade de Muselo, cidade de Indaiabira - MG. A partir de revisão bibliográfica sobre o contexto histórico da educação infantil no campo e da análise das legislações que amparam o direito à educação, realizamos uma pesquisa de campo com moradores e com a Secretaria de Educação do município a fim de avaliar o atendimento das crianças nas escolas de educação infantil. A pesquisa demonstrou que não há creches no município, de modo que as crianças entre 0 e 3 anos não recebem atendimento educacional. Constatamos também que apenas uma das crianças entre 4 e 5 anos de Muselo não está matriculada na pré-escola. Neste sentido, discutimos a importância da conscientização das famílias sobre o direito à educação desde a mais tenra idade, bem como a necessária luta pela autonomia das mulheres e por condições de trabalho que possibilitem a educação escolar das crianças da comunidade.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.