A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE NA APRENDIZAGEM DA ESCRITA
Resumo
O presente artigo descreve a contribuição da Psicomotricidade para a aprendizagem da escrita, tendo por objetivo fazer algumas considerações sobre a importância das habilidades motoras para a aquisição da escrita, buscando entender o conceito de Psicomotricidade e como ela está vinculada ao processo de alfabetização, bem como a sua contribuição para a aprendizagem das crianças. Para tanto, a abordagem psicomotora irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio dele, localizando-se no tempo e no espaço, por isso torna-se um fator essencial ao processo de desenvolvimento da criança. A estruturação da Educação Psicomotora é um pilar fundamental para a construção do processo de aprendizagem e intelectivo da criança. Pretende-se, neste estudo, por meio de uma revisão bibliográfica, refletir sobre contribuição da Psicomotricidade para o processo de aprendizagem da criança. Os principais referenciais teóricos utilizados para atender os objetivos foram: Alves (2007), Fonseca (2004), Le Bouch (!982, 1984, 1988), Silva (1999) entre outros. No decorrer do processo de aprendizagem componentes psicomotores básicos são utilizados com muita frequência, o desenvolvimento e potencialização do esquema corporal, estruturação espacial, orientação temporal, lateralidade e pré-escrita são substanciais para a aprendizagem, logo, qualquer oposição ou complicação em um desses componentes poderá obstaculizar o efetivo processo de aprendizagem.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.