A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COM GÊNEROS TEXTUAIS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM
Resumo
: O presente artigo objetivou analisar como as práticas de ensino com gêneros textuais são substanciais para garantir a aprendizagem significativa e contextualizada da Língua Portuguesa. A proposta do trabalho foi dialogar como os gêneros textuais colaboram efetivamente para o desenvolvimento da linguagem e da compreensão das representações das práticas sociais que caracterizam determinados contextos históricos. Sabe-se que o os diversos gêneros textuais não são bem utilizados nas salas de aula durante as aulas de Língua Portuguesa nem tampouco nas demais disciplinas. Estes são explorados apenas como pretexto para ensinar à gramática e normas ortográficas, isso tem tornado a aprendizagem da língua portuguesa pouco atraente e significativa. Com o propósito de analisar como funcionam enquanto objeto e instrumento de trabalho para os docentes, os dados coletados realizaram-se através de uma pesquisa bibliográfica. Direcionamos e embasamos o estudo e análise de acordo as postulações de alguns teóricos que abordam e dialogam sobre a temática em questão, como: Bakhtin (1992), Dolz e Schneuwly (1994), Marcuschi (2002) entre outros. Assim, obtemos dados e realizamos uma análise crítica sobre a necessidade em se trabalhar com os gêneros textuais como meio de ensino aprendizagem mais significativa e contextualizada para prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos da Pedagogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.