A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COM GÊNEROS TEXTUAIS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Thaís Oliveira Andrade Universidade do Estado da Bahia

Resumo

: O presente artigo objetivou analisar como as práticas de ensino com gêneros textuais são substanciais para garantir a aprendizagem significativa e contextualizada da Língua Portuguesa. A proposta do trabalho foi dialogar como os gêneros textuais colaboram efetivamente para o desenvolvimento da linguagem e da compreensão das representações das práticas sociais que caracterizam determinados contextos históricos. Sabe-se que o os diversos gêneros textuais não são bem utilizados nas salas de aula durante as aulas de Língua Portuguesa nem tampouco nas demais disciplinas. Estes são explorados apenas como pretexto para ensinar à gramática e normas ortográficas, isso tem tornado a aprendizagem da língua portuguesa pouco atraente e significativa. Com o propósito de analisar como funcionam enquanto objeto e instrumento de trabalho para os docentes, os dados coletados realizaram-se através de uma pesquisa bibliográfica. Direcionamos e embasamos o estudo e análise de acordo as postulações de alguns teóricos que abordam e dialogam sobre a temática em questão, como: Bakhtin (1992), Dolz e Schneuwly (1994), Marcuschi (2002) entre outros. Assim, obtemos dados e realizamos uma análise crítica sobre a necessidade em se trabalhar com os gêneros textuais como meio de ensino aprendizagem mais significativa e contextualizada para prática pedagógica do ensino da Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Thaís Oliveira Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Thaís Oliveira Andrade (graduada em Pedagogia pela UESB, graduada em Letras Vernáculas pela UESC, especialista em Educação Infantil e Ensino da Sociologia no Ensino Médio ambas pela UESB e especialista em Desenvolvimento Infantil pela UNIVASF, mestranda em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras pela UNEB). Analice Ramos Barbosa (graduada em Pedagogia e Letras Vernáculas ambas pela UESC). Cleize Araújo Sandes (Graduada em Pedagogia e Letras Vernáculas ambas pela UESC, especialista em Gestão do Espaço Escolar pela Faculdade Dom Alberto).

Downloads

Publicado

13-12-2021