INDIVIDUAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: COMUNICAÇÃO POR MEIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

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Resumo

RESUMO Neste artigo pretende-se contextualizar, os modelos de interação, socialização e interação na escola que podem conduzir a processos de reconhecimento a partir do entendimento mútuo e utilização da linguagem para auto compreensão. Acredita-se que a gestão escolar por meio da liderança compartilhada pode contribuir para criação de ambiente comunicativo que promovam processos de reconhecimento dos sujeitos a partir do exercício das tomadas de decisões na escola. Por isso, defende-se que a gestão participativa pode promover ambiente comunicativo favorável para os processos de reconhecimento, socialização e individuação dos estudantes. Conclui-se, que os processos de reconhecimento e socialização e individuação não ocorrem apenas com os alunos, mas sim com toda a comunidade escolar criando assim uma cultura, ou “Eu Generalizado” alterando as atitudes e modificando o ambiente escolar.

Biografia do Autor

Dandara Cecília Oliveira de Moura

Centro de Ciências Humanas, Graduanda em Licenciatura em Pedagogia

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Publicado

03-04-2020

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