A CONSTRUÇÃO DO FORMIGÁRIO COMO PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Resumo
Este relato de experiência, apresenta uma proposta de sequência didática, acerca da construção de um Formigário como proposta para as aulas de Ciências. A experiência foi vivenciada pelas acadêmicas do 8º Período do curso de Pedagogia, como parte da disciplina Metodologia do Ensino/Aprendizagem das Ciências da Natureza, onde o objetivo geral foi conhecer o processo de construção do Formigário como proposta didática para o ensino de ciências. O embasamento teórico está voltado em estudos de Melo (2014), Wilson (2013), Fazenda (2008), Calazans (2004) Dallabona (2014), enfatizam processos educacionais escolar como criatividades a serem praticadas pelos estudantes, num trabalho coletivo de maneira que sintam-se integrantes das atividades de aprendizagem que os constroem sujeitos sociais. O Formigário pode ser apresentado como uma proposta de ensino para as aulas de ciências, uma vez que pode ser trabalhada a sequência didática para a construção da história em quadrinhos, atribuindo de forma significativa para aprendizagem dos estudantes, uma vez que é de fundamental importância a realização do processo de ensino e aprendizagem na escola de maneira criativa, as crianças estejam participando ativamente, sintam vontade de participar através de reflexões que tirem-nas das suas carteiras, como maneira de sentirem que podem utilizar sua criatividades na sala de aula.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.