A TRILOGIA FREUDIANA DOS TEMPOS DE GUERRA E MORTE COMO CHAVE DE COMPREENSÃO DOS ASPECTOS PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA
Resumo
No presente artigo apresentamos uma trilogia do pensamento freudiano sobre os tempos de guerra e morte no intuito de analisar aspectos psicossociais da pandemia de Covid-19. Argumentamos ser esta crise humano-sanitária expressão de uma crise social e econômica que lhe precede e que se revela em crise de formas de subjetividades. Há tanto tendências existentes antes da crise humano-sanitária como novos elementos que a elas se aglutinam. Os aspectos psicossociais, de complexidade notável, não podem ser simplificados caso se pretenda uma abordagem e compressão aprofundadas. Isso implica recusar a patologização dos sentimentos e afetos, mas também elucidar os impactos sobre a saúde mental. Esse tem sido o esforço desenvolvido em atividades nas quais nos inserimos desde março de 2020, a saber: na atividade de extensão InformaSUS da UFSCar e no grupo interdisciplinar “Complexidade, Inteligência Coletiva e Coronavírus”. Conclui-se que os aspectos psicossociais são produto de um entrelaçar recíproco de formas de subjetividade e de sociabilidade que produzem vulnerabilidades e resistências, assim como precariedades subjetivas e objetivas. Verificam-se gradações em termos do impacto na saúde mental, cuja complexidade seria negada pela mera relação causal e mecânica entre as crises e o que se denomina distúrbios mentais e comportamentais.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após o processo editorial, já que isso pode bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O autor responsável pela submissão e comunicação com a revista, declara para fins de submissão à Revista Cadernos da Pedagogia, editada e publicada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que a produção textual científica enviada, é original, inédita e não foi submetida a outro periódico, bem como expresso anuência acerca da submissão e da política editorial, diretrizes para publicação e declaração de direito autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho supracitado.